Dicas e Curiosidades

Sandálias Personalizadas 
Se existe um ‘mimo’ ou lembrança que agrada  os convidados são as sandálias personalizadas!
É uma exelente escolha que  trará conforto  aos pés de seus convidados.Percentual do pedido recomendado:
35/36 – 20%
37/38 – 50%
39/40 – 30%
Se for distribuido só com mulheres, caso pretenda entregar para os homens também:
35/36 – 15%
37/38 – 40%
39/40 – 20%
41/42 – 20%
43/44 – 10%






Contabilizando a bebida
Uma festa bacana pede uma boa bebida na temperatura certa e claro que na quantidade correta para evitar atropelos e constrangimento de ultima hora.
Então vejamos os mais pedidos nos eventos:

Proseco – 1 garrafa a cada 2 convidados
Wisky – 1 garrafa a cada 10 convidados
Vinho Tinto – 1 garrafa a cada 4 convidados
É importante conhecer o perfil de seus convidados e assim poderá rever essaa medidas.
P.S – Uma pequena reserva tecnica é importante.

Reserva de mesas
Noivinhas atentem para uma delicada situação que sempre precisamos questionar com nossos casais.
Se as pessoas convidadas para compartilhar um momento tão lindo quanto o seu casamento, supõe-se que  já sejam especiais a sua vida certo? Então tente não exagerar no numero de mesas reservadas para privilégia-las de modo diferenciado.
Uma mesa para os pais do noivo e uma para os pais da noiva já propricía conforto e segurança de exelente local. Com os convidados inclusive padrinhos não se preocupem pois eles irão interagir independete de estarem sentados próximos.


Lendas

A lenda do Bem-casado
"O bem-casado representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para se ter muita sorte e felicidade nesta união, deverá ser distribuído um bem-casado a cada convidado. Diz a lenda que todo aquele que saborear um bem-casado, estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade dos noivos. " Basta fazer um pedido antes de dar a primeira mordida"
A origem do bem-casado
O bem-casado que conhecemos hoje em dia é uma variação das já famosas receitas de casadinhos portugueses. Estes doces são comuns até hoje em dia em Portugal sendo assim um item indispensável nas festas e comemorações lusitanas. A diferença básica entre casadinho português e o bem-casado brasileiro é que a textura do casadinho português é mais densa"

A origem da Chuva de Arroz

"Esta tradição é oriunda de um ritual chinês. Há mais de 2000 anos antes de Cristo, os chineses já consideravam o grão de arroz um símbolo de fartura (porque o arroz é o cereal que mais rende por semente plantada). Diz a lenda que um poderoso Mandarim quis provar vida farta e, no casamento de sua filha, ordenou que se realizasse uma "chuva" de arroz."
Casamento Raquel e Igor

Lenda da amêndoa
"Na Grécia antiga, há um mito que relaciona amêndoas ao amor. Um jovem retorna para Atenas, por ocasião da morte de seu pai, deixando sua noiva em um cidade longíngua, as vésperas do casamento. Dificuldades no trajeto não permitira o reencontro na data prevista para as núpicias. Supondo abondono, a moça prefiriu morrer, para tristeza do Grego. Os deuses, sensibilizados com essa prova de amor transformaram-na num amedoeiro que florescia com as juras eternas de amor do jovem. Em alusão ao mito, três amêndoas da sorte simbolizam: garantia de amor eterno, felicidade e saúde. Assim surgiu o requintado hábito de degustar amêndoas no mel em festas famíliares. Tal costume difundiu-se, então, na realeza europeia, e seguindo essa tradição milenar. Brindamos nossos convidados assegurando-lhes consideração e apreço. Festejamos nosso amor, desejando que a força desse sentimento se perpetue através dos nossos descendentes."



Nome na Barra do Vestido


Os mais antigos já diziam: o segredo para chamar o casamento está em ter o seu nome escrito na barra do vestido. Antigamente bordava-se o nome das mulheres solteiras da família e amigas mais próximas. Hoje, com o costume do aluguel de vestidos, opta-se por colar o nome das amigas com fita crepe na barra da saia. 




Buquê 

Costume iniciado na grécia Antiga ainda envolve o imaginário das noisvas.
No passado na Grécia e em Roma por acreditarem que ervas tivessem certos podres, os buquês eram feitos de hortalizas, o tempo passou as flores foram incluidas nos buquês e você caso deseje pode esconder em meio as flores, folhas de arruda para afastar mau olhado e de alecrim para chamar a boa sorte.
A escolha do buquê deve estar intimamente ligada ao estilo da noiva seu porte fisico e modelo de seu traje, mas atetem para que o buquê seja diferente dos tons e flores usados na decoração da igreja e que possuam um suave aroma para você encontrar seu principe.
Estilos mais usados:




Redondo
Também conhecido como francês, o romantismo esta no ar… prefência da grande maioria das noivas.
Em tamanho pequeno favorece as baixinhas e magras, já em tamanho maior fica bem em altas e magras, pode ser usado em casamentos diurnos e noturnos.




Cascata
Lembra uma queda d’água é clássico e sofisticado pode chegar abaixo da altura dos joelhos (para noiva alta), mas na versão média é democrático e favorece todos os tipos fisicos.






Posy
Um buquê menor o posy favorece as noivas mignon e cae muito bem em cerimônia de perfil informal.
Por ser delicado e de tamanho reduzido e exelente para damas de honra.






Documentação e prazos importantes


 É importantíssimo atentar para prazos de entrega de documentação, tanto para casamento civil, quanto para o religioso.

Religioso: - batistério original, retirado no semestre do casamento.
- Curso de noivos (certificado).
*Converse com o religioso e, ou secretário do templo, igreja etc., para maiores detalhes.

Casamento Civil:
Documentos necessários para dar entrada no cartório (60 dias antecipado).

Solteiros:
- RG original
-Certidão de nascimento original.
- Comprovante de residência.
2 testemunhas -podem ser parentes, com exceção dos pais e avós (apresentar RG original).

Divorciados –
-RG original.
- Comprovante de residência,
- Carta de averbação do divorcio.

Viúvos –
- RG original
- Comprovante residência.
- Certidão de casamento, com anotação do óbito.
- Cópia do formal de partilha.


Sapatos para noivas



-       O sapato deve ser confortavel dando uma boa postura
-       Usar plataforma cansa menos
-       Os sapatos mais formais são os forrados em tecido ou em pelica
-       Atenção com a altura, para que você noiva não fique em desarmonia em relação ao noivo
-       Use o sapato algumas vezes antes do casamento para amacia-lo
Não se preocupe tanto com a altura do salto, pois normalmente os sapatos aparecem pouco quando o vestido é longo 

Trajes para Noivos 




Existem diversos tipos de trajes para noivos:


Ternos: Mais indicados para casamentos informais e devem ser de tons escuros. Tons claros somente se o casamento for durante o dia. Se optar pelo terno, é muito importante escolher uma bonita gravata.


Meio fraque: Bastante usado em casamentos, é o modelo de terno escuro, calça cinza risca de giz e colete branco (casa de abelha) ou cinza. É aconselhável que os padrinhos usem o mesmo traje.


Fraque: Usado em casamentos mais formais. É também conhecido como traje "pingüim", por ter a parte de trás do terno mais longa.

Casaca, smoking, Summer, black tie ou dinner jacket: São utilizados apenas quando a cerimônia for muito formal. 





 Origem das alianças
Falar de alianças nos remete imediatamente a uma das cerimônias mais importantes e aguardadas por homens e mulheres de todas as culturas humanas. Em todos os tempos o casamento sempre foi um marco, uma passagem comemorada por meio festejos , ritos e símbolos. (por Sergio Rodrigues ) 
Em nossa cultura ocidental , pode se dizer sem sombra de duvidas que o símbolo mais evidente e relevante dessa cerimônia são as alianças . Embora não haja muitos dados , a tradição oral de muitas culturas e alguns textos bíblicos apontam para a existência de formas de alianças utilizadas desde os mais remotos tempos de civilização , ainda que com formas diferenciadas das atuais . 
Do ano de 1500 a.c ate a idade media oberserva-se a noiva sendo presenteada com jóias por ocasião do casamento , sendo dois braceletes e pingente caindo sobre a fronte , já na Europa as mulheres casadas eram reconhecidas por usarem tiaras no cabelo.
No antigo Egito era comum aos noivos trocarem alianças de ferro , couro ou marfim , visando perpetuar o amor compartilhado , pois vinham o circulo como um símbolo da eternidade. 
Os gregos utilizaram anéis de ima no dedo anelar da Mao direita , acreditando que por esse dedo passaria uma veia que ia direto para o coração.
Entre os romanos os romanos esse costume foi assinalado mantendo-se ate os dias atuais. 
Na idade media o casamento cristão tornou-se de comemoração publica e durante o renascimento a noiva tornou-se cada vez mais luxuosa e o uso de anéis era de grande importância e revelava o quanto abastado era seu esposo . 
De forma geral pode-se concluir que o significado histórico atribuído a alianca de casamento e a eternidade , a continuidade do amor.
Nos dias atuais , a aliança de casamento tem adquirido um sentido que vai alem de um marco que denota a situação de casado ou mesmo de posse , como o fora outrora. Antigamente , quando a maior parte dos casamentos eram arranjados  pelas famílias dos noivos , a aliança na Mao da mulher demonstrava que a mesma estava impossibilitada a outros pretendentes  , alem de ser parte do patrimônio do esposo , como as terras animais e etc.. Hoje esta idéia foi quase totalmente abandonada  Homens  e mulheres anseiam por usar suas alianças como símbolo de amor apaixonado e escolhido por ambos. Neste sentido , noivos e noivas buscam juntos o modelo que mais represente a historia de amor vivenciada desde a época de namoro. Por isso cada vez mais tem-se tornado comum a procura por designers de jóias com o intuito de fugir do comum , do que todo mundo tem , e assim imprimir na aliança a singularidade do casal. 

FONTE – ( revista Premium )




Pousada ou despojada, qual o estilo de foto?

Fotojornalismo,trash the dress , wedding beach .. sao varios os estilos e nomes para arte de fotografar , e qual voce procura? 

Parece que tudo termina em praia na vida de FERNANDO BRONZEADO foi La que ele começou sua carreira , registrando as ondas e quem as desafia em cima de uma prancha de surf , e e La onde atualmente ele encontra a luz e o cenário perfeitos para a alegria de seus ensaios de TRASH THE DRESS. No meio do caminho o fotografo que já soma mais de duas décadas de experiência , conheceu meio mundo viajando a trabalho, dominou os luxuosos salões de festa de João pessoa e hoje sua maior alegria e fotografar casamento e moda. 
A preferência tem explicação . “Eu já fiz de tudo : esporte radical , jornalismo, moda e evento social e quanto mais difícil for uma foto eu gosto. Mas casamento tem uma magia diferente e cada noiva me emociona como se fosse a primeira , já que elas estão mesmo estreando nesse papel.” Conta. E foi assim que o adolescente de 17 anos , começou fotografando os amigos de prancha e estreou na revista FLUIR , assim meio sem querer , foi parar nas paginas da revista CARAS e se tornou um dos profissionais mais badalados da cidade. Emergindo nas águas ainda pouco exploradas do ensaio trash the dress, Bronzeado volta a se destacar com um trabalho que mistura ousadia,estética e técnica perfeita para levar os noivos a ambientes pouco hospitaleiro para os delicados trajes de casamento.
Outro diferencial que o fotografo sempre busca para seu trabalho são os álbuns inovadores,  permeados pelo olhar do fotojornalismo, que garante imagens inusitadas e o registro de emoções verdadeiras. Para isso, o surf ajudou muito e muito “Fui treinando meu olhar , a paciência e a velocidade para flagrar a emoção no melhor ângulo e na hora exata” , conta. Mas não se engane, todo casamento tem que ter fotos tradicionais . “Depois, ninguem se arrepende de ter aquelas fotos pousadas, mesmo que enfrente a reclamação dos noivos na hora da festa , Não podemos perder o ritual” Garante.



Ritual fortalece a união e reduz o impacto das crises na vida a dois

Não é preciso uma festa cheia de pompa, mas formalizar o casamento num ritual é importante para marcar a mudança de fase na vida do homem e da mulher. Os detalhes da cerimônia, como a troca de alianças e os juramentos de lealdade, falam ao inconsciente dos noivos e reforçam os laços de confiança que os ajudarão a superar as dificuldades da vida de casal.

Apesar da liberação sexual conquistada nas últimas décadas, as cerimônias e as festas de casamento estão cada vez mais sofisticadas e profissionais. Parece que, quanto mais a mulher fica independente, mais ela precisa de um grande ritual para marcar sua mudança de papel.
Os rituais são tão importantes que resistem ao tempo e à tecnologia.
Cada país, religião, cidade ou comunidade acrescenta suas tradições, mas a cerimônia é a mesma. O ritual transforma a pessoa, é como se fosse um procedimento mágico, que ajuda a passar de um estágio a outro da vida, e, principalmente, a se despedir do estágio anterior. Ele produz um processo psíquico que facilita a transição. É um rito de passagem. Todas as sociedades têm os seus – para sair da infância e entrar na juventude, para o ingresso e a saída da escola, para a entrada na faculdade e no casamento, entre inúmeros outros.
Muitas vezes é tão grande o entusiasmo com a cerimônia, a festa e o vestido que o fundamental, que é a relação entre os noivos, fica em segundo plano. É claro que todos querem uma bela festa, e alguns sofrem por não ter meios de fazer o vestido mais caro ou alugar o melhor salão. Mas o importante é que haja o ritual, que ele fale ao inconsciente dos noivos, com a troca de alianças, em meio a flores, música, convidados queridos e um bolo. Isso pode ser feito com poucos gastos e muito significado, emoção e alegria.
Quando a noiva sai da casa do pai, e entra com ele de braço na igreja, está se despedindo da condição de menina para assumir a de mulher. A morte da garota, da donzela, é acompanhada por todos. Ela agora cumprirá um novo destino, formará uma nova consciência, de mulher e mãe.
Solteira, era filha, cuidada, protegida.
Casada começa um outro ciclo. O ritual a prepara para isso. Um ano antes, em geral na companhia da mãe, ela já começa a escolher o vestido, o templo, a música, a comida e vai se envolvendo na grande mudança de sua vida.
Para o homem a transformação também não é pequena. A despedida de solteiro marca o fim da vida irresponsável, ele vai ser marido e pai.
Ao receber a mulher das mãos do pai dela, este simbolicamente lhe diz: “Eu lhe entrego a minha filha, cuide dela”. É um momento marcante.
Cada aspecto da cerimônia tem seu simbolismo. A palavra “aliança” vem de aliar, fazer um aliado, um companheiro. Quando ela é colocada por um no dedo do outro, este está dizendo, sem palavras, através do símbolo, que se compromete naquela relação. Em espanhol, a palavra para “algema” é esposa, pois tal objeto se assemelha a duas alianças que prendem.
O sacerdote diz as palavras do culto e os noivos as repetem. Eles juram perante Deus que serão companheiros até que a morte os separe. Sabem que hoje a morte referida pode ser não a de um dos dois, mas a do amor, mas juram e se comprometem da mesma maneira.
Casamento não é só felicidade e alegria. Há momentos difíceis, crises, desilusões. A força do ritual ajuda a vencer essas dificuldades, pois valoriza a confiança e a lealdade. O amor pode acabar, mas a verdade não. O dever de um para com o outro é o de ser fiel ao juramento, ao afeto, à aliança que trazem no dedo. Quem ama não trai, age como gostaria que o outro agisse, mesmo que isso doa. É o que se espera de alguém com quem firmamos um compromisso.

* Leniza Castello Branco, psicóloga e analista junguiana na capital paulista, é membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA). E-mail: leniza.castello@terra.com.br